Afinal, por que o VoIP se tornou importante na vida das pessoas e empresas?

Afinal, por que o VoIP se tornou importante na vida das pessoas e empresas?

Em meio à expansão digital, a internet se tornou o principal meio de comunicação na vida das pessoas, empresas e instituições, que usam diariamente os seus benefícios para se comunicarem, seja com os parentes, amigos e/ou clientes.

Em meio à expansão digital, a internet se tornou o principal meio de comunicação na vida das pessoas, empresas e instituições, que usam diariamente os seus benefícios para se comunicarem, seja com os parentes, amigos e/ou clientes. Hoje, por meio dela conseguimos fazer de tudo, ligações com a tecnologia VoIP, pagamentos, assistir filmes e séries, ouvir músicas, ler notícias e artigos de assuntos do nosso interesse, coisas que no passado eram impossíveis de fazer devido à qualidade da internet.

Até os anos 2000, a internet discada foi a forma mais comum de acessar sites e serviços. A conexão era ligada à linha telefônica e a um modem, responsável pela codificação e decodificação dos sinais de áudio. Logo, enquanto uma pessoa utilizava a internet, a outra não poderia usar o telefone. Além disso, o serviço era tarifado por minuto de conexão, gerando conta telefônica cara, e o seu acesso era lento, com limite de 56 kb/s. Nessa época, era impossível imaginar que os serviços em nuvem, como Netflix, Amazon, YouTube, entre outros, se tornaram tão populares.

Com a expansão da internet banda larga, surgiram vários meios de se conectar à internet, com as conexões via cabo, fibra óptica, móvel e satélite. A comunicação foi um dos setores que ganhou mais notoriedade com as inovações do mercado na transmissão de dados. Com isso, o VoIP passou a ter mais espaço no mercado e foi investimento na qualidade do serviço para que o método se tornasse a melhor solução de comunicação entre as pessoas.

Segundo dados da TIC Domicílios, atualmente, 70% da população brasileira tem acesso à internet, cerca de 126,9 milhões de pessoas. Já 97% dos brasileiros possuem celular com conexão à internet. Em 2008, a quantidade de pessoas que tinham acesso ao serviço, por exemplo, era metade destes números.

A Ookla, responsável pelo site de medições SpeedTest, divulgou em dezembro de 2019 que a velocidade média da banda larga fixa no país é de 48,75 Mbps – 870 vezes mais rápida do que em 2000. Já a velocidade média da internet móvel é de 24,79 Mbps – 442 vezes maior em comparação ao início do século.

Porque a internet foi importante para expansão do VoIP?
Criado a partir da transmissão de dados, a tecnologia VoIP se expandiu rapidamente e passou a ser uma das tecnologias mais relevantes do setor de telecomunicações. Com a expansão da internet, os consumidores e empresas começaram a usufruir das suas vantagens, principalmente, pela redução de custos e a eficiência na transferência de informações. O seu crescimento foi tão grande, que inúmeros aplicativos de comunicação começaram a usar a tecnologia em seus serviços.

Assim como Skype e mais recentemente com os aplicativos WhatsApp, Viber, Google Hangouts e Facebook Messenger, o sistema em nuvem passou a ser usado como o principal meio de comunicação entre os usuários, já que os softwares oferecem ligações gratuitas.

Já as empresas, pela necessidade de ter um canal de comunicação com os seus clientes, a solução VoIP, conhecida também como telefonia em nuvem, é fundamental para facilitar o atendimento, interligar as filiais, e também reduzir custos de telefonia. Ou seja, são inúmeras vantagens que o VoIP pode oferecer, mas para um bom funcionamento é fundamental a qualidade da internet banda larga, com velocidade ideal para as necessidades da empresa, isto é, deve permitir uma melhor taxa de transmissão de dados.

Por que o VoIP para empresas é pago?
O sistema VoIP disponibilizado gratuitamente pelos aplicativos, seja para fazer chamada de áudio e/ou vídeo, oferecem recursos simples para completar uma ligação, ou seja, apesar de trazer facilidades na comunicação entre as pessoas, as chamadas só podem ser realizadas se ambos tiverem o aplicativo baixado no aparelho e o acesso à internet em boa qualidade.

Para as empresas, a telefonia em nuvem oferece, além de redução de custo diante de uma telefonia convencional, vantagens e funcionalidades exclusivas para um bom atendimento ao cliente. Ao contratar um serviço VoIP, a operadora disponibiliza serviços 0800 e/ou 40xx, integração com CRM, plataforma própria para o gerenciamento das ligações. Além disso, tem recursos de gravação de chamadas, relatório das ligações, transferência de chamadas, ura personalizada, entre outras funções que aprimoram a qualidade do atendimento.

O VoIP para empresas oferece ainda mobilidade. Por meio do espelhamento de ramal, as ligações são redirecionadas para um outro número, sem a necessidade de compartilhar o particular. Também, é possível receber as chamadas por meio do aplicativo softphone no computador, notebook, tablet ou smartphone, que tocam simultaneamente no ramal de mesa e no dispositivo da sua escolha.

Conheça mais benefícios que a telefonia em nuvem da net2phone pode proporcionar ao seu negócio.