5 tipos de serviços telefônicos para a sua empresa.

5 tipos de serviços telefônicos para a sua empresa.

O seu negócio pode ter a melhor solução para o mercado. Porém, se os serviços telefônicos não estiverem à altura, os seus concorrentes poderão ter um grande diferencial com relação a sua empresa.

O seu negócio pode ter a melhor solução para o mercado. Porém, se os serviços telefônicos não estiverem à altura, os seus concorrentes poderão ter um grande diferencial com relação a sua empresa.

Na hora de decidir qual sistema de comunicação é ideal, vale a pena considerar e examinar as categorias disponíveis. Confira!

1. Sistemas de linha fixa
Para quem está nos estágios iniciais de desenvolvimento empresarial, ter uma linha fixa pode ser uma opção interessante. Esse tipo de telefonia já foi testado durante anos e tem o apoio de vários provedores de serviços.

Apesar de serem confiáveis e de qualidade, a telefonia fixa pode não ser tão apropriada se alguns funcionários passarem boa parte do tempo fora. Como nos dias atuais muitas empresas funcionam dessa forma, os atendimentos podem ser prejudicados se o único serviço telefônico estiver no escritório.

Além disso, como a comunicação moderna exige o compartilhamento de informações, essa solução também pode se mostrar inadequada. É claro que a empresa pode ter uma linha fixa, mas deve considerar outras opções além dela.

2. Redes móveis
Até alguns atrás, os celulares eram associados com a comunicação pessoal. Ou seja, as pessoas os utilizavam para conversar com amigos, marcar encontros, etc. Agora, os dispositivos móveis também fazem parte da rotina de trabalho, sendo possível ver isso em grande parte das empresas.

Quando o escritório é pequeno, muitas vezes, os profissionais não dispõem de outros serviços telefônicos a não ser os móveis. Nesse caso, eles dependem da assinatura de um plano com a operadora, o que pode sair caro. O preço é ainda maior se incluir chamadas de longa distância e internacionais.

3. VoIP local
O Voice over Internet Protocol, ou VoIP, é uma tecnologia de telecomunicações que faz a transferência de dados digitais. Esse tipo de telefonia utiliza a internet e a rede local (LAN) assim como o PABX na nuvem.

No caso do VoIP local, o servidor utiliza a infraestrutura da empresa. Por isso, é necessário ter uma equipe pela instalação, manutenção e suporte.

4. VoIP na nuvem
Quando o sistema é na nuvem, não é preciso ter uma estrutura específica para a telecomunicação, nem fazer a instalação. Dessa forma, os custos são menores, porque dispensa a necessidade de uma equipe de TI/Telecom e infraestrutura específica.

Essa opção é ideal para quem deseja aproveitar os benefícios do VoIP, mas não tem conhecimento técnico para gerenciar o sistema hospedado. Na nuvem, a empresa pode economizar com relação ao hardware, à instalação e manutenção. A diminuição de equipamentos também otimiza o espaço dos escritórios.

Para empresas cujos funcionários estão distribuídos por diversas localidades, em regime de home office, por exemplo, esse tipo de telefonia empresarial na nuvem pode ser configurado para atribuir números de telefone no lugar que você designar. Essa facilidade também se aplica aos dispositivos móveis, o que garante aos colaboradores remotos acesso ao sistema telefônico, independentemente de onde estejam.

No PABX na nuvem, é possível ampliar e reduzir o número de ramais de maneira bastante rápida e eficiente. Sem contar que isso pode ser feito sem prejudicar o restante das linhas.

5. Sistemas Híbridos
Para as empresas grandes, e que querem aproveitar o hardware que possuem, é possível optar pelo sistema híbrido. Dessa forma, conecta-se a Rede Pública de Telefonia Comutada (RTPC) ao IP do PABX comercial.

No que se refere ao aspecto de desktop, existe atualmente diversos tipos de hardware. Inclusive há telefones híbridos que podem ser usados como uma linha padrão, mas com as vantagens do VoIP.

O que considerar?
Ao fazer sua escolha, aqui estão algumas considerações a serem lembradas:
  • a largura de banda de rede deve ser rápida e confiável o suficiente para garantir a transmissão de dados e a qualidade de voz do VoIP. Recomendamos o mínimo de 100 kbps por chamada VoIP;
  • quais tipos de recursos e acesso à rede de telecomunicações você e seus funcionários remotos ou móveis precisam;
  • o volume médio de chamadas realizadas diariamente, e se isso pode mudar daqui algum tempo;  
  • número de linhas que a sua empresa provavelmente precisa;
  • o fato da empresa já possuir hardware e, se sim, quais,
  • infraestrutura que deverá ser implementada.

Ao responder todas essas questões, você estará apto a escolher os melhores sistemas telefônicos para a sua empresa. Caso precise de PABX na nuvem, entre em contato com a IDT Brasil. Temos mais de 20 anos de experiência em soluções de voz.