5 dicas de como fidelizar clientes

5 dicas de como fidelizar clientes

Para atrair novos consumidores, é necessário investir em publicidade para que o público conheça o seu produto ou serviço. Por isso, saber como fidelizar clientes atuais para que continuem consumindo pode sair muito mais barato.

Para atrair novos consumidores, é necessário investir em publicidade para que o público conheça o seu produto ou serviço. Por isso, saber como fidelizar clientes atuais para que continuem consumindo pode sair muito mais barato.

Além disso, quando o indivíduo conhece uma empresa ou marca, as chances de ele gastar mais são muito maiores. Então, em vez de pensar apenas em conquistar um público maior, é importante cuidar de quem já foi conquistado uma vez e pode comprar de novo. Confira dicas para fidelizar os clientes!

1 – Mantenha canais de comunicação
Para obter a lealdade do seu público, é necessário manter a comunicação com ele. Uma ferramenta que ajuda nisso é ter uma lista de dados com nomes, e-mails, endereços e outras informações relevantes. Em datas especiais, como aniversários, a empresa poderá mandar uma mensagem.

No que se refere à comunicação telefônica, a melhor alternativa é contar com uma plataforma VoIP. Por meio dela, é possível fazer quantas ligações forem necessárias gastando bem pouco, acompanhá-las pelo sistema e até gravá-las.

No caso das gravações de chamadas, elas são de responsabilidade das empresas que as configuram. O registro serve para que as duas partes possam confirmar informações que tenham sido passadas nas conversas.

A telefonia VoIP também permite configurar URA (Unidade de Resposta da Automática). Dessa forma, quando um cliente ligar na empresa, ele ouvirá uma mensagem com algumas opções de direcionamento. Por exemplo: para dúvidas, disque 1, para reclamações, disque 2 e assim por diante.

2 – Informe mais sobre você
Para que os clientes se identifiquem com a sua marca, eles precisam conhecê-la além dos produtos. Nesse sentido, é importante criar o posicionamento do mercado para que o público conheça a história da empresa e por que ela sempre é a melhor opção.

Uma forma de fazer isso é pelas redes sociais. Esse é mais um espaço para divulgar ações especiais, tirar dúvidas dos clientes e publicar informações relevantes sobre os produtos.

3 – Facilite para o cliente
Nos dias atuais, os consumidores estão começando a buscar produtos e serviços por conta própria. Por causa disso, o autosserviço e a facilidade de uso são as principais tendências em atendimento.

Esse aspecto está diretamente relacionado com o sistema omnichannel, isto é, a utilização interligada de diferentes canais de comunicação. Exemplo prático de omnichannel: quando as lojas de roupas possibilitam que o consumidor compre on-line, mas retire no estabelecimento físico.

4 – Ofereça um ótimo serviço
Obviamente, quem presta um bom serviço tem mais chances de voltar a ser procurado. Sem contar que, quando alguém gosta de um produto ou serviço, é bem provável que divulgue para outras pessoas.

Entregar o que promete, de maneira cortês e estar sempre disponível para o suporte é imprescindível para garantir uma boa experiência ao cliente. Portanto, não basta ter um bom serviço ou produto, ele precisa ser visto como tal por meio do atendimento, antes e após a venda.

Aqui na IDT Brasil, foi realizada uma pesquisa no formato NPS, para medir o grau de satisfação dos clientes. Para isso, foram enviados 2500 e-mails para os clientes. A empresa obteve um índice de 37, contra 11 do setor de Telecom. Isso indica que, em comparação com o restante do mercado, a IDT tem o diferencial em fidelizar.

Além de oferecer ótimas soluções em voz, a IDT também presta todo o suporte, desde o momento em que o cliente contrata o serviço até a utilização efetiva dele. O cliente nunca está sozinho para resolver os problemas e dificuldades relacionados com o produto.

5 –  Recompense o público
Outra forma de promover a fidelização de clientes é por meio de campanhas de incentivo. Ou seja, a empresa pode “premiar” os consumidores mais antigos, seja por meio de produtos, descontos ou atendimento preferencial.

Em restaurantes, essa recompensa acontece com bastante frequência. Quando um cliente junta determinada quantia de selos, ele pode fazer uma refeição gratuita. Da mesma forma, quem indica amigos para ficar em uma hospedagem pode obter descontos em viagens futuras.

O programa de fidelidade irá depender do nicho do mercado, da organização da empresa e da cadeia de suprimentos. Mesmo que pareça um custo a mais, essa estratégia pode trazer grandes benefícios a médio prazo.

Agora que você sabe mais sobre como fidelizar clientes, conheça melhor o que a IDT Brasil tem para a sua empresa. A telefonia VoIP é o que há de mais moderno em comunicação. Confira!