Voip tem portabilidade? - Net2Phone
Central de Vendas 0800 580 2607

dezembro 10, 2019 Voip tem portabilidade?

Uma das dúvidas de empresas que pensam em mudar o plano de telefonia convencional para o sistema Voip é se será preciso alterar o número antigo ou se existe a possibilidade de fazer a portabilidade.

Essa questão é totalmente justificada, principalmente para quem investiu muito tempo e dinheiro em materiais gráficos e campanhas de publicidade para conseguir atrair e solidificar a marca entre clientes, colaboradores e também fornecedores.

Da mesma forma, colaboradores vão precisar informar sobre a mudança do número aos diversos contatos, tendo todo o trabalho de enviar mensagens e e-mails e alterar as informações nas redes sociais.

Essa preocupação não existe para quem muda para o Voip, isso porque permitir a portabilidade numérica é um dos benefícios que tornam o sistema uma alternativa interessante para as empresas que buscam um serviço de telefonia de qualidade com custos mais baixos.

Continue lendo para saber um pouco mais sobre essa e outras vantagens

 

O que é portabilidade?

A portabilidade numérica passou a ser discutida em 2007, com a criação da Resolução n° 460, de 19 de março de 2007. Porém passou a valer entre as operadoras de telefonia convencional em 2009, após a aprovação do Regulamento Geral de Portabilidade (RGP), criado pela ANATEL, Agência Nacional de Telecomunicações.

Esse regulamento teve como objetivo facilitar a escolha dos clientes entre as operadoras pelo melhor preço e serviço oferecidos, sem precisar alterar o número, tanto fixo, quanto móvel.

Nele constam definições técnicas, direitos e deveres dos usuários e das prestadoras, com especificações técnicas, operacionais, administrativas e demais informações referentes à portabilidade.

Com o Voip alcançando um espaço considerável entre as opções para realizar ligações, essa migração do número também é aceita, tendo como uma das regras a restrição entre números fixos de um mesmo DDD.

 

Quanto tempo é feita a portabilidade

De acordo com as regras estabelecidas pela ANATEL, o processo de portabilidade deve durar o máximo de 72 horas e a linha pode ficar fora do ar por até 24 horas, no entanto é a agência estipulou como regra que essa suspensão não passe de 2 horas.

Por ser uma forma de telefonia, o sistema baseado em nuvem segue as mesmas regras estipuladas para as ligações telefônicas convencionais ou seja, a mudança de operadora será agendada e continuará funcionando.

 

Como é feita a portabilidade 

A mudança pode ser feita a partir de uma linha convencional e também de outra operadora Voip, o que dá ao usuário a mesma conveniência em buscar melhores planos e serviços dentro de um mesmo sistema.

Contratar os serviços de telefonia VOIP com uma operadora evita dores de cabeça no futuro. Quando é uma operadora que faz a portabilidade, a operadora é responsável por esse número, quando o cliente fecha um contrato com uma empresa de telefonia Voip que não é uma operadora homologada pela Anatel, na hora da portabilidade o cliente precisa fazer um termo de cessão para uma operadora terceirizada, ou seja, seu número fica na mão de um terceiro, não com a empresa de telefonia contratada, podendo causar grandes transtornos no futuro.

Para se assegurar de estar fechando o negócio com uma empresa idônea, verifique se ela possui uma licença da Anatel para atuar no setor de voz. A Net2Phone é uma empresa autorizada, podendo oferecer serviço de voz.

O cliente entra em contato com um especialista Net2Phone, e com total comodidade, agilidade e segurança a portabilidade será feita, sem a necessidade de cancelar o serviço com a operadora anterior, sendo tudo feito pela nova operadora.

Para saber mais detalhes de como funciona essa vantagem Voip, a Net2Phone possui vários canais de atendimento. Se preferir, preencha o formulário no site e aguarde o retorno.

 

Por que migrar do convencional para Voip?

O que mais tem atraído empresas a mudar de uma linha convencional para uma baseada em nubem é a considerável redução de custos nas contas telefônicas. Ligações internacionais, por exemplo, podem chegar a uma economia de até 70% no valor total se comparado a uma conta analógica.

Além disso, há um maior controle nas ligações, com mais de 40 recursos direcionados para a realidade da empresa, incluindo URA (Unidade de Resposta Audível), com atendimento personalizado.

A facilidade de comunicação interna, com conferências com número ilimitado de pessoas e a mobilidade externa, abrindo espaço para trabalho remoto, ampliação dos negócios, atendimento mais rápido, melhor organização das chamadas, gravação, relatórios, e muitas outras.

Ao migrar o número convencional para um Voip, a empresa irá garantir um melhor relacionamento entre clientes, tornando tudo mais dinâmico, resultando em mais ligações atendidas e mais negócios fechados e vendas realizadas.

 

Quem pode mudar para a Voip

O sistema de telefonia baseada em nuvem é acessível a todas as empresas, indiferente do tamanho. Grandes, médias ou pequenas empresas podem tornar o sistema de comunicação muito mais otimizado, com planos adequados para cada caso.

E o Voip cresce junto com a empresa, tornando não apenas a portabilidade, como a escalabilidade facilitadas, acrescentando ramais de forma simples, através de uma interface intuitiva, sem a ligação complexa de fios.

Empresas especializadas em Call Center podem se beneficiar muito mudando para um PABX em nuvem sem precisar gastar com novos ramais e obter um gerenciamento muito mais profissional e organizado.

São vantagens para quem escolhe fazer a portabilidade para um número de telefone baseado em nuvem. Ainda mais, para quem decide mudar para quem está sempre inovando, pensando a frente, para trazer as melhores soluções de comunicação para o crescimento da sua empresa.

Se a portabilidade era dúvida para transformar seu número de telefone em uma real ferramenta de trabalho, agora não é mais. Mude hoje para a Net2Phone.