Trabalho remoto: a nova tendência do mercado de trabalho - Net2Phone

março 6, 2019 Trabalho remoto: a nova tendência do mercado de trabalho

Basicamente, trabalho remoto é todo aquele que pode ser executado em lugares a distância, seja em casa, nos coworkings ou outros ambientes. Inclusive, muitas tarefas podem ser feitas em outras cidades e, até mesmo, no meio de uma viagem.

 

Cada vez mais empresas dão preferência por seus funcionários trabalharem remotamente, deixando de ir trabalhar todo dia em um mesmo lugar. Isso porque, a comodidade e praticidade oferecida são capazes de, em alguns casos, aumentar a produtividade de um funcionário e motivá-lo a ter sua própria rotina. Um exemplo disso é o WordPress, onde todos trabalham home-office e, por isso, não possui uma sede física.

 

Nesse caso, obrigações e responsabilidades continuam existindo, mas podem ser cumpridas em cargas horárias variáveis. Tudo isso, para o mercado cada vez mais se adequar ao novo perfil de funcionários que prezam por uma vida mais dinâmica, sem deixar de lado suas experiências e habilidades.

Benefícios oferecidos às empresas pelo trabalho remoto

Um dos principais benefícios proporcionados pelo trabalho remoto é a significativa melhora na qualidade e produtividade do serviço a ser entregue. Isso porque, apenas o fato do funcionário não precisar se locomover até um local de trabalho e enfrentar trânsito e outros perrengues, contribui e muito pela diminuição do estresse e nervosismo.

 

A produtividade no trabalho remoto aumenta porque o funcionário consegue adaptar seu horário de trabalho de acordo com sua rotina. Por exemplo: é possível dormir até mais tarde, se alimentar tranquilamente sem depender de horário e adotar métodos mais saudáveis de vida.

 

O trabalho remoto também permite ao funcionário viajar a serviço e adquirir mais experiência profissional. Nesse caso, também é mantida uma relação com a empresa e, em alguns casos, a mesma pode até pagar cursos no exterior ao profissional como forma de incentivá-lo.

Perfil dos profissionais remotos

Basicamente, pessoas que prezam pelo trabalho remoto almejam criar sua própria rotina, criando uma certa independência sem deixar de lado as responsabilidades assumidas. Aliado a isso, a organização de todas as tarefas sem o auxílio de um supervisor direto é outro ponto fundamental do perfil desses trabalhadores.

 

Ao trabalharem remotamente, as pessoas devem se preocupar com sua autodisciplina, ou seja, focar em entregar todas as tarefas dentro do prazo. Muitas vezes, no meio do serviço, alguns podem acabar se distraindo com redes sociais e outros meios, deixando de lado os deveres. Portanto, ter esse senso de cobrança dentro de si é essencial para compor o perfil do trabalhador remoto.

 

Mesmo trabalhando externamente, todos os funcionários precisam estar cientes das metas exigidas pela empresa na qual trabalha. Dessa forma, o foco nos resultados precisa ser primordial as pessoas que optam por esse método de trabalho obterem sucesso em todas as tarefas.

Alguns trabalhos remotos existentes no mercado

Existem diversos tipos de trabalho remoto a serem feitos sem ser preciso se deslocar até a sede de uma empresa. No entanto, é necessário ter alguns equipamentos exclusivos, como um PABX, capaz de fazer o funcionário se comunicar instantaneamente quando e onde quiser. Ao contrário dos celulares e linhas telefônicas próprios, esse serviço reduz os gastos e possui uma excelente relação custo-benefício.

 

Uma das profissões em destaque nesse mercado é a de assistente virtual de uma empresa ou, até mesmo, de profissionais autônomos, onde o funcionário desenvolve suas funções sem sair de casa. Nela, é essencial a presença de um ramal capaz de se comunicar diretamente com a empresa facilitando a comunicação por meio de uma melhor organização de tarefas.

 

Professores e demais profissões remotas estão cada vez mais ascendentes no mercado de trabalho. Mesmo não havendo um contato pessoal com os alunos, por meio de chamadas de voz e de vídeo, será possível se comunicar com todos interessados em receber conselhos de saúde e aulas de quaisquer disciplinas.

 

O jornalismo tem passado por uma constante reinvenção com o surgimento dos chamados freelancers. Com isso, é possível trabalhar como redator e prestar serviços a diferentes empresas seja em casa, em ambientes coworkings apropriados ou, até mesmo, em outra cidade ou país.

Dicas de como aumentar a produtividade fazendo home office

Como mencionado, é possível ter uma maior produtividade caso a pessoa prefira trabalhar remotamente em casa ou outro local externo. Contudo, em nome de um maior sucesso profissional, conheça algumas dicas capazes de melhorar o rendimento:

 

  • mesmo sentindo vontade de dormir até mais tarde, crie uma rotina de manhã pois, com a mente descansada da noite, é possível trabalhar melhor;
  • faça testes e verifique quais horários possui melhor produtividade durante o dia;
  • entre em contato com a empresa na qual presta serviços com frequência e fique a par de todos as novidades;
  • crie uma lista com todas as tarefas do dia e saiba quando e como desenvolvê-las. Nesse caso, uma dica é fazer uso do MeisterTask, uma ferramenta exclusiva capaz de deixar sua lista de tarefas a fazer, em andamento ou já concluídas mais organizadas;
  • evite trabalhar em excesso, crie uma rotina capaz de deixar o trabalho mais produtivo e, ao mesmo tempo, prazeroso e não cansativo,
  • tenha em mente a entrega do trabalho e procure se concentrar em oferecer o melhor resultado a empresa.

Como o PABX é um importante aliado no trabalho remoto

Aparelhos PABX são importantes aliados quando o funcionário deseja manter o contato com a empresa, mesmo trabalhando remotamente. Fazendo uso apenas de uma conexão de internet em computadores e smartphones, é possível se manter conectado quando e onde quiser.

 

Inclusive, com o PABX na nuvem, não precisa estar conectado a uma central com fio e pode fazer ligações e chamadas de vídeo a todo momento. Dessa forma, é possível obter praticidade e vantagens, principalmente com relação aos custos de cada chamada.

 

Se você ficou interessado em contratar um serviço na nuvem e oferecer um melhor suporte aos seus funcionários que fazem trabalho remoto, essa é a hora certa. Solicite já os serviços do IDT PABX e tenha em suas mãos toda a praticidade oferecida pelos serviços de telefonia na nuvem!