Telefonia Voip é seguro? - Net2Phone
Central de Vendas 0800 580 2607

dezembro 10, 2019 Telefonia Voip é seguro?

Implementar o sistema Voip na empresa é uma alternativa inteligente de comunicação, que permite realizar ligações locais e à distância, incluindo internacionais, associando custo e benefício.

Mesmo com tantas vantagens agregadas e todos os avanços obtidos nos últimos anos ligados ao advento da banda larga, ainda se tem um certo receio sobre a segurança das chamadas e dados transmitidos via IP (Internet Protocol).

O que já se conhece é que o Voip garante qualidade a um reduzido valor por minuto, quando comparado às contas de telefonia convencional. Por ser digital, acaba sendo mais seguro exatamente por realizar ligações baseadas em nuvem, uma forma de armazenamento de informações que revolucionou a tecnologia.

No entanto, nem tudo na rede é totalmente seguro, infelizmente hackers conseguem encontrar brechas para ataques virtuais bastante parecidos com os direcionados para e-mails.

Conheça algumas dessas ameaças, as chamadas fraudes de engenharia social, e como evitar:

 

Vishing

Um tipo mais moderno de phishing, prática usada em websites e e-mails, com o objetivo de roubar senhas, dados bancários e pessoais, através de solicitações falsas. Dessa vez, usam o Voip para hackear.

Os computadores e e-mails já possuem proteção contra esse ataque. Para se proteger no caso de receber uma ligação pelo Voip, o mais indicado é duvidar de ligações feitas com o nome do banco ou que solicitem transferência de valores.

Assim como é arriscado fornecer informações pessoais para sites duvidosos, fazer isso por telefone, seja uma linha convencional ou em nuvem, também é perigosos.

 

Spit

SPIT é a sigla para Spam pela telefonia pela Internet, também conhecido como VAM, que é o Spam por voz. Através do uso de spambots, os spammers encaminham mensagens em massa, enchendo a caixa de correio de voz Voip, causando problemas na qualidade de atendimento.

A solução para esta ameaça vem sendo desenvolvida em conjunto com o crescimento do Voip. Pensando também na proteção dos clientes, empresas especializadas como a Net2Phone oferecem recursos contra ataques como esse.

Entre em contato com um especialista e saiba mais.

 

Phreaking

O termo foi criado da junção de duas palavras em inglês Phone e freak, resultando em Phreak e define a atividade de hackers que usam a rede telefônica indevidamente, explorando as redes, acessando sem autorização, roubando nomes de usuários, contas, números telefônicos e senhas.

Para se proteger, foram criados padrões de segurança como criptografia, senhas mais seguras e autenticação segura.

 

Medidas de segurança

Como o sistema de telefonia Voip está ligado à internet, as medidas para prevenir possíveis ataques também tem a ver com a rede, já que o mau funcionamento pode prejudicar a qualidade das ligações.

O uso de antivírus, firewalls, gateways, proxies seguros, mensagens criptografadas, senhas mais complicadas de serem decifradas, resultam em uma maior segurança no sistema, dificultando a ação de hackers e pessoas mal intencionadas.

Essas medidas tem um custo pequeno, e assim como o Voip, pode ser feito por um profissional de TI, que já trabalha ou presta serviço para a empresa.

Qualidades Voip ultrapassam os riscos

Os riscos de invasão podem trazer um pouco de medo na hora de contratar uma telefonia em nuvem para a empresa. Esse medo também existia em relação a e-mails e transações pela internet, o que não impediu quase todas as pessoas do mundo a aproveitar as vantagens oferecidas.

Com o Voip é a mesma coisa. A relação de recursos que facilitam o atendimento das empresas, transformando uma simples ligação telefônica em uma negociação de sucesso é bem maior que a lista de possíveis ameaças cibernéticas.

As chamadas são gravadas, os números são registrados e um relatório é feito, podendo identificar facilmente qualquer fraude, entre muitos outros benefícios.

A qualidade e segurança do sistema Voip ainda conta com a experiência da Net2Phone que se tornou referência no mercado de provedores de comunicação, sempre investindo em inovações para oferecer um serviço mais seguro.

Não tenha medo de deixar sua empresa fazer parte do futuro da telefonia e da forma de se comunicar, com economia e profissionalismo.