Telefone IP e Softphone: quais são as suas diferenças - Net2Phone
Central de Vendas 0800 580 2607

abril 28, 2019 Telefone IP e Softphone: quais são as suas diferenças

Quando se fala em comunicação empresarial nos dias de hoje, é praticamente impossível não pensar em telefone IP e  softphone. As duas tecnologias trouxeram muitas vantagens para as empresas, por isso, estão cada vez mais populares.

Apesar de estarem associadas, elas têm muitas diferenças. Entenda como usar cada uma delas e qual se adapta melhor ao seu negócio!

Características principais

Os telefone do tipo IP são semelhantes a um aparelho comum. Porém, eles podem se conectar a uma rede VoIP. Na prática, significa que o áudio analógico passa por uma transformação digital, a partir de equipamentos CODECs.

É possível adaptar um telefone comum para se tornar IP. Para isso, é necessário instalar um ATA (Adaptador Telefônico Analógico).

Por sua vez, o softphone, como o próprio nome sugere, é um software para a telefonia que também usa a tecnologia VoIP. Ele pode ser instalado no computador, em notebooks e smartphones. A IDT recomenda a instalação dos seguintes programas: Zoiper (computadores e celulares), Xlite (computadores) e Grandstream Wave (celulares).

Recursos

Os recursos do telefone IP e dos softphones também são diferentes. No caso do telefone, há menos utilitários. Nesse caso, o usuário conta com reencaminhamento de chamadas, identificador de voz e informações sobre a ligações.

No softphone, existem outros recursos multimídia. Dependendo do programa, é possível fazer conferências, obter estatísticas sobre as ligações e até realizar chamadas de vídeo.

Além disso, por não precisar de um hardware específico, o softphone pode ser usado de qualquer lugar do mundo. Essa característica faz com que a tecnologia seja uma grande aliada das empresas que estão presentes em mais de uma localidade e do trabalho home office.

Os profissionais que trabalham em casa ou estão sempre fora do escritório podem facilmente instalar um softphone. Todos os apps do mercado são instalados em poucos minutos e não precisam de manutenção.

Qualidade de áudio

Tanto o telefone IP quanto o softphone oferecem excelentes soluções para a comunicação empresarial. A diferença, no entanto, vai depender da internet.

Ao fazer uma ligação por um app do smartphone, esse programa pode disputar a rede — se outras páginas estiverem abertas. Caso isso aconteça, a chamada poderá ter chiados, falhas e cortes.

No caso do telefone IP, a internet utilizada é única. Por isso, o risco de haver oscilações é menor, proporcionando, quase sempre, melhor qualidade de som para as ligações.

Tipo de escritório

Em escritórios com ambientes abertos, onde há muitas pessoas falando juntas, conversar ao telefone pode não ser tão simples. Nesse cenário, contar com um fone de ouvido pode ser uma ótima opção.

Mas é importante se atentar para a qualidade do fone, pois nem sempre esses acessórios garantem boa audição. Nesse segmento, se destacam o headsets, que são aqueles fones maiores e que ficam sobre a cabeça.

Em escritórios tradicionais, o telefone pode ser a melhor alternativa. Nesse caso, para realizar conferências, os usuários podem acionar o alto-falante para que todos possam ouvir.

Redução de custos

Comparados à telefonia e ao PABX tradicional, o telefone IP e o softphone são muito mais econômicos. No caso das ligações que acontecem pelo PABX na nuvem, elas são gratuitas.

Já as chamadas a longa distância e internacionais possuem custos mais baixos. Mesmo quando a empresa deseja instalar um telefone IP, o preço não é o problema. Na IDT Brasil, o aparelho é disponibilizado sem custo, enquanto apenas o serviço, ou seja, a linha, é cobrada.

É importante notar que o softphone só tem algumas funcionalidades gratuitas. Para efetuar chamadas externas, por exemplo, o programa precisa ter um plano de telefonia configurado.

Independentemente do tipo de tecnologia escolhida, os benefícios para o consumidor são enormes. As empresas de qualquer segmento podem aproveitar todas as vantagens desse novo jeito de se comunicar.
Quer adotar o telefone IP ou softphone no seu negócio? Conheça as opções que temos para você. A IDT faz parte do Grupo IDT, presente em mais de 150 países. Oferecemos o melhor custo benefício para ajudar a sua empresa a se comunicar melhor. Aproveite já para conferir os nossos planos!