Softphone: um novo software para a comunicação corporativa - Net2Phone

março 4, 2019 Softphone: um novo software para a comunicação corporativa

Buscando oferecer cada vez mais praticidade, o softphone é um software criado com o objetivo de fazer chamadas de voz por meio de um endereço IP. Graças a isso, não será preciso contar aparelhos de telefonia fixa próprios, pois todas as suas funções serão desempenhados por computadores e celulares.

 

Com um programa de softphone instalado em seu computador ou celular, automaticamente ele passará a cumprir a função de um telefone convencional. Para isso, faz uso de todos os equipamentos presentes nos dispositivos, como microfone e fones de ouvido.

 

De modo geral, o modo como funciona o softphone costuma trazer benefícios a uma empresa que realiza muitas chamadas de voz. Quando o assunto é praticidade, principalmente, esse software facilita o gerenciamento de ligações e apresenta uma melhor relação custo-benefício.

Modo de funcionamento dos softphones

O primeiro passo ao instalar um softphone em seu computador ou dispositivo móvel é baixar um programa de software no aparelho. Posteriormente, basta conectar algum fone de ouvido ou aparelho audível e fazer uso desse dispositivo IP.

 

Normalmente, os softwares de softphones são simples de usar e possuem recursos fáceis de serem entendidos pelo usuário. Alguns deles, inclusive, possuem uma espécie de teclado virtual semelhante ao de um aparelho de telefone.

 

Recursos click-to-dial ou espera IP permitem você continuar usando o celular normalmente enquanto o softphone está em funcionamento. Mas lembre-se: é preciso estar conectado a uma rede de internet capaz de fornecer um bom sinal, pois os softwares só funcionam com alguma conexão de, no mínimo, 100 kbps por chamada.

 

Dependendo do aplicativo instalado, é possível fazer ligações gratuitas entre pessoas portadoras de softphones diferentes. Além disso, existe a possibilidade de entrar em contato com usuários de telefones comuns mediante pagamento de tarifas pré-estabelecidas.

Vantagens proporcionadas pelos softphones

Dentre as inúmeras vantagens oferecidas sobre como usar softphone, está a redução de custos que sua empresa terá ao adotar esse modelo. Isso porque, conforme mencionado acima, as ligações entre pessoas portadores desse software são gratuitas na maioria dos casos.

 

Nesse caso, enquanto você estaria pagando uma tarifa à sua operadora ao fazer ligações para demais linhas, com o PABX será possível fazer tudo gratuitamente. Isso também vale, em alguns casos, a telefonemas internacionais que também podem ser feitos com uma melhor relação custo-benefício.

 

Nos softphones, é possível deixar armazenado todas as informações importantes de sua empresa, como o cadastro de todos os contatos/clientes. Com isso, é possível ter acesso a esses dados em qualquer lugar onde há conexão de internet capaz fornecer o sinal.

 

Seu teclado virtual se assemelha ao de um aparelho telefônico comum, sendo assim, de fácil manuseio. Inclusive, alguns aplicativos oferecem recursos capazes de elevar a qualidade do som, proporcionando uma melhor experiência entre os usuários.

 

Enquanto o software estiver ativo no seu celular, é possível continuar usando-o normalmente em outros aplicativos. Essa é a grande vantagem proporcionada para quem preza por praticidade no dia a dia, fazendo uso apenas de um aparelho capaz de atender todas as suas necessidades.

 

Alguns softphones que comportam as contas do IDT PABX

Existem diversos softphones disponíveis em celulares e outros dispositivos móveis com excelente performance e boa relação custo-benefício. Conheça a seguir, alguns desses softwares recomendados pela IDT e fique por dentro de todas as suas vantagens!

Zoiper

O Zoiper é um software disponível aos dispositivos Android e iOS em que todas as conversas realizadas são protegidas com criptografia fornecida gratuitamente pelo servidor. No caso, ninguém conseguirá ter acesso a suas informações e nem poderá escutar suas ligações em caso de interferência na linha.

 

Outro destaque é sua sincronização com sua agenda de contatos ou outro lugar onde são armazenados os dados dos contatos no celular. Com isso, fica mais fácil saber quem está lhe fazendo uma ligação antes de atendê-la — uma espécie de identificador de chamadas.

 

Configurar sua conta do IDT PABX neste software, é simples: na seção configurações, clique em “Accounts” e, posteriormente, “Add account”. A partir daí, basta inserir as informações de sua conta e criar uma senha de acesso ao sistema. Pronto! Em apenas dois minutos, o aparelho está pronto para ser usado.

 

Grandstream Wave

Software disponível para smartphones e iPhones, o Grandstream Wave permite uma conexão gratuita entre todos os aparelhos IP’s dos quatros cantos do mundo. Um dos seus diferenciais é a possibilidade de fazer a conferência de áudio em até seis vias e um canal de voz que suporta fone de ouvido, Bluetooth e outros recursos.

 

Para adicionar sua conta do IDT PABX no aplicativo, basta seguir os passos exatamente iguais ao do Zoiper em “configurações de conta” e “adicionar conta”. Depois, selecione a opção “conta SIP” e insira todas as informações solicitadas, como ID de autenticação e senha. Ao acender um botão verde, sua conta estará configurada!

Contratando os serviços do IDT PABX, a comunicação de sua empresa ficará muito mais moderna e fácil! Graças ao mecanismo Cloud, é possível conectar-se com diversos ramais na nuvem, em qualquer lugar e quando quiser. Entre em contato conosco e confira qual de nossos planos melhor atende suas necessidades!