Saiba quais são os tipos de terminação de tráfego de voz - Net2Phone
Central de Vendas 0800 580 2607

abril 30, 2019 Saiba quais são os tipos de terminação de tráfego de voz

Assim como a telefonia tradicional, a tecnologia VoIP utiliza uma terminação de tráfego de voz para acontecer. Essas rotas podem ser formadas por fios, antenas, satélites e centrais telefônicas. São elas que fazem a interconexão dos ramais, possibilitando a ligação ser feita.

Existem três tipos de terminações: GSM, TDM e CLI, por ordem de qualidade. Entenda as características dessas rotas e por que elas são tão importantes para a comunicação atual!

Rota GSM

A terminação GSM (Global System for Mobile) é a forma mais comum da comunicação pelo celular. Hoje, mais de 1 bilhão de indivíduos em todo o mundo utilizam essa rota para conversar pelo aparelho móvel.

Esse não foi o primeiro sistema desenvolvido para a telefonia móvel. No entanto, esse foi o primeiro a ter captação e rota digital.

Por meio da tecnologia GSM, os celulares se conectam com as torres de comunicação e os SimChips para completar a ligação. Tudo isso é feito de forma que o sinal seja dividido, para não sobrecarregar a rede.

A desvantagem desse sistema é que ele não possui identificador de chamada. Mas, por causa disso, ele é o que tem menos custo. Esse motivo explica porque as empresas que realizam uma grande número de chamadas optam pelo GSM.

Rota TDM

A terminação TDM é uma sigla para Time Division Multiplexing, o que significa que o sistema tem uma divisão por tempo. Nesse tipo de tecnologia, slots de tempo são alocados para cada taxa de transmissão em bits.

Diferentemente da terminação GSM, que usa a divisão de frequências, a TDM faz a divisão pelo tempo. É essa divisão do sinal que permite que o sistema não seja sobrecarregado, nem tenha interferências.

Enquanto a GSM é a opção ideal para a comunicação em movimento — no caso dos celulares — a TDM é melhor para a recepção de transferência de chamadas, quando a pessoa fica em um mesmo ambiente. Apesar dos propósitos diferentes, é possível dizer que a TDM é mais eficiente que o GSM.

Por ter um sinal melhor, o custo dessa terminação é mais elevado. Ainda assim, ele oferece um ótimo custo-benefício.

 

Rota CLI

A terminação CLI (Caller Line Identification) é a rota mais sofisticada, pois possui identificação de chamadas. Quando alguém faz uma chamada, o número do telefone é mostrado para a outra pessoa.

Nessa tecnologia, há um canal único para cada ligação. Por isso, as chamadas realizadas por meio da CLI são as que têm maior qualidade digital.

As rotas CLI são a opção ideal para quem quer ter o melhor serviço para ligações e bina. Por oferecer uma solução mais completa, esse tipo de terminação é a mais cara do mercado.

Porque ter cuidado ao escolher a rota de telefonia

Para as empresas que utilizam a telefonia no dia a dia, é muito importante escolher com cuidado o serviço que permitirá essa comunicação. Dessa forma, o atendimento poderá ocorrer da melhor forma, sem ruídos ou interrupções.

Na hora de escolher a terminação de tráfego de voz, o gestor deve identificar as necessidades da empresa e pensar em algumas questões. Por exemplo:

  • é necessário ter um identificador de chamadas?
  • a comunicação será prioritariamente por celular?
  • qual é o melhor caminho para a ligação, levando em consideração o custo?

Depois de responder essas perguntas e conhecer melhor os serviços, será mais fácil optar pelo serviço adequado. Lembrando que essas rotas permitem que sejam realizadas ligações por meio da rede VoIP.

Agora que você já conhece os diferentes tipos de terminação de tráfego de voz, confira o que a IDT Brasil tem para a sua empresa. Temos mais de 10 anos no mercado, sempre oferecendo as melhores opções para todos os segmentos de negócios.