Saiba por que a internet é importante para o sistema VoIP - Net2Phone
Central de Vendas 0800 580 2607

abril 12, 2019 Saiba por que a internet é importante para o sistema VoIP

No sistema VoIP, a internet não só é importante como necessária para que a comunicação aconteça. Por isso, essa forma de se comunicar se tornou mais popular recentemente.

Na verdade, o VoIP foi desenvolvido na década de 1990. Porém, naquela época, ele não se difundiu porque a internet não era tão eficiente. Como ela melhorou muito nos últimos anos, o sistema pôde enfim ser implementado em diversas empresas.

Velocidade da internet

A internet no Brasil é excelente comparada com o que era há alguns anos. Por esse motivo, atualmente, é possível assistir a filmes, baixar vários arquivos e fazer diversas tarefas ao mesmo tempo.

Nas empresas, essas vantagem é ainda maior, já que grande parte delas precisa da rede para que o trabalho funcione. Nesse sentido, o sistema VoIP é a melhor solução em telefonia. Ele aproveita a internet que as companhias já possuem, diminuindo custos e otimizando a produtividade.

Para que a tecnologia VoIP funcione de maneira adequada, a IDT Brasil recomenda que os escritórios tenham ao menos 100 kbps por chamada. Esse número garante ligações com o mínimo de qualidade e eficiência.

Caso a largura da banda larga seja menor, as ligações poderão não ter a qualidade desejada. É importante notar que a responsabilidade por contratar a internet é do cliente que escolhe o sistema VoIP. Ou seja, a IDT Brasil orienta as empresas que escolhem o nosso serviço para sobre qual internet mínima devem ter. Mas são elas que devem providenciar essa infraestrutura.

O que são Kbps

O Kbps é uma medida de velocidade da internet que indica 1000 bits por segundo. Embora seja um dado muito importante, nem todas as operadoras disponibilizam isso de maneira clara.

Tanto é verdade, que grande parte dos consumidores só conhece os termos megabytes e kilobytes. Apesar da internet ser expressada dessa forma, o que vale é o valor em bits, pois indica taxa de transferência.

Enquanto 1 byte representa 8 bits, 1 kilobyte é o mesmo que 1024 bits e 1 megabyte significa 1024 kilobytes. Há ainda o já conhecido gigabyte (GB), unidade que indica 1024 megabytes.

No caso da internet móvel, as operadoras costumam usar giga para definir os planos. Já na rede fixa, a tendência é falar em megas de velocidade. Mas é preciso entender além desses termos para saber, exatamente, o quanto cada franquia permite ter de download e upload.

Download e upload

A velocidade da internet é diferente para fazer download e upload. O download é o processo de receber algum arquivo da rede, seja documento, música, foto ou até mesmo um programa.

Por sua vez, o upload consiste na transferência de informação ou arquivo para outro dispositivo. Ao enviar um arquivo por e-mail, o usuário está fazendo um upload.

Qualidade da chamada

A indicação de velocidade mínima é dada para garantir a qualidade da chamada. Imagine que uma empresa tem 50 funcionários e possui 10 MB de internet compartilhada com todos.

Se parte dos colabores utilizarem o sistema VoIP para fazer ligações, enquanto outros assistem a vídeos no YouTube e baixam arquivos pesados, a velocidade será impactada. Nesse cenário, a qualidade das chamadas pode não ser a mais adequada, mesmo que a internet seja excelente.

Portanto, não basta ter 100 kbps para todo o escritório. Esse é o mínimo indicado por chamada. Além disso, é importante observar na hora de contratar a internet quantos funcionários irão usá-la e para quais finalidades. Somente assim será possível usar o sistema VoIP da melhor forma.

Atenção ao plano

Na hora de contratar o plano de internet, as operadoras costumam destacar a quantidade de dados e não de velocidade. Essa medida é dada em gigas por mês e representa o quanto o cliente pode baixar de arquivos. Por exemplo: com um giga, é possível assistir apenas a uma parte de um filme com alta qualidade.

Para evitar confusões, na hora de contratar a internet, é importante já solicitar a velocidade necessária para o sistema VoIP e ler se é a mesma que consta no contrato. Nesse documento, além da quantidade de dados, as operadoras informam a velocidade.
A IDT Brasil possui o sistema VoIP perfeito para as necessidades da sua empresa. Conheça as vantagens do nosso serviço e garanta a infraestrutura adequada para utilizá-lo!