Qual velocidade da internet necessária para usar Voip? - Net2Phone
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dezembro 10, 2019 Qual velocidade da internet necessária para usar Voip?

O que mais chama atenção das empresas em relação ao sistema Voip é a integração de um serviço de telefonia baseada em nuvem, com chamadas ilimitadas locais e à distância, e uma série de funções relacionadas à comunicação externa e interna a um valor bem mais baixo.

No entanto, para aproveitar todas as vantagens que essa tecnologia tem a oferecer para as empresas, é preciso verificar se a sua empresa possui a condição ideal para garantir qualidade nas ligações e demais serviços.

Para começar, é importante contratar uma internet banda larga, com velocidade ideal para as necessidades da empresa, isto é, deve permitir uma melhor taxa de transmissão ou um demandar um menor tempo de tráfego para receber informações.

 

História entre internet e Voip

Apesar de parecer uma novidade tecnológica dos últimos anos, o Voip surgiu por volta de 1995, como um simples aplicativo, o Internet Phone, que tinha a intenção de servir como alternativa para chamadas de longa distância e internacionais.

Nesse período, a internet ainda passava por melhorias e dava os primeiros passos comercialmente no Brasil, tendo muitas controvérsias em relação a transmissão de dados pela rede, levando um tempo bem longo para abrir páginas online.

Por conta disso, o sistema Voip apresentava diversos problemas, como qualidade de som fraca, delay ou períodos de silêncio e o que mais irritava os usuários, a perda frequente de conexão. Ao mesmo tempo, era necessário que os outros usuários também tivessem instalado o aplicativo.

Essas desvantagens passaram a ser vistas de maneira bastante negativa pelas empresas, que viam muitos negócios serem perdidos por falhas na comunicação e o que podia ter sido uma evolução, precisou esperar mais alguns anos.

Tudo começaria a mudar no início dos anos 2000, com o desenvolvimento da banda larga, que não somente traria benefícios aos usuários da rede, como se tornaria um incentivo para a criação de avançados recursos de comunicação.

Softwares como Skype, entre outras ferramentas passariam a fazer parte da vida das pessoas e auxiliaria muito as empresas.

Como a velocidade da internet interfere no Voip

Voip é a sigla para Voice over Internet Protocol ou Voz sobre Protocolo de Internet, isso quer dizer, que basicamente o sistema converte a voz em dados digitais e transmite através da rede.

Quando há instabilidade na internet, causando oscilações ou a transmissão de dados é prejudicada pelo o uso maior de downloads e uploads do que a capacidade de megas entregues pela provedora, a qualidade das ligações pode ficar comprometida.

Em uma empresa, é comum dividir a conexão entre computadores e outros dispositivos, o que gera tráfego e resulta em menos velocidade distribuída, logo as chamadas Voip apresentam problemas como chiado e delay.

 

Como saber a melhor velocidade de internet para a empresa

Infelizmente, as provedoras de internet não entregam o total de velocidade de uploads contratados. Para garantir o direito do consumidor, a Anatel (Agência Nacional de Comunicações) estipulou como regra, que as operadoras entreguem até 10% de upload, o que seria 1 mega de upload para uma internet de 10 megas.

Cada ramal utiliza uma média de 100kbps de download e upload por ligação, significando que com esses mesmos 10 megas uma empresa de até 10 ramais teria um bom resultado com a chamadas feitas por Voip. Acima disso, é passível de queda na qualidade se não aumentar a capacidade.

Então, para ter uma ideia de quanto megas a sua empresa irá precisar para uma melhor experiência Voip, é importante saber a quantidade de ligações recebidas ao mesmo tempo, quais outros aplicativos e atividade online usam a internet, como vídeos ou transferência de arquivos e quanto consomem, e quantidade atualizada de internet fornecida pelo provedor. Existem sites e aplicativos que mostram essas informações sem custo.

 

Garanta a melhor experiência Voip para sua empresa e seus clientes

O sistema Voip não se resume apenas em fazer chamadas ilimitadas a um custo reduzido. Com ele, sua empresa pode criar padrões personalizados de atendimento ao cliente e integração com colaboradores e fornecedores, através de diversos recursos para comunicação unificada, como desvio de chamadas, mobilidade, fila de espera, conferência e muitos mais.

A Net2Phone oferece 40 funções de PABX em nuvem, que estão disponíveis para empresas de todos os portes e para os mais diversos tipos de segmento de mercado, sem restrição de ramais e permitindo a aquisição de novos, conforme as necessidades forem surgindo.

Um dos maiores provedores globais de comunicação em nuvem, com experiência de mais de 25 anos em voz e comunicações, garante o melhor com eficiência e qualidade.

Para tirar as dúvidas sobre qual a velocidade de internet ideal para a sua empresa mudar agora a forma de se comunicar, entre em contato com um especialista. Pesquise com os provedores de internet o plano que mais atende as especificações e faça mais negócios por muito menos.