PABX físico VS PABX em nuvem! Saiba a Diferença - Net2Phone
Central de Vendas 0800 580 2607

janeiro 28, 2020 PABX físico VS PABX em nuvem

A internet trouxe muitas soluções que estão revolucionando a comunicação. As empresas vem se beneficiando com recursos que tornam as relações internas e externas muito mais otimizadas.

Entre uma dessas soluções, está a criação de um PABX que transforma os dados analógicos de voz em dados digitais e transmite através da internet, armazenando as informações na nuvem.

Por muitos anos, as empresas contaram com as funções de um PABX físico, que fazia toda a divisão entre os ramais e permitia a utilização de uma mesma linha telefônica sem que um ramal interferisse em outro.

A mudança para um sistema mais avançado, que funciona através da rede ainda gera dúvida entre as empresas, ainda mais por esse sistema não ter tido um início muito interessante, apresentando déficit na qualidade entre as ligações.

Existem algumas características específicas, que diferenciam um PABX físico de um PABX em nuvem, tornando um mais adequado para as necessidades da empresa.

Dessa forma, é preciso avaliar pontos positivos e negativos e quais aspectos realmente são interessantes para a empresa ao se decidir sobre qual sistema melhor se qualifica para garantir uma boa comunicação empresarial.

Compare cada um desses pontos e se decida:

 

Economia

Essa palavra costuma ser bastante atrativa para as empresas, que a todo momento estão buscando formas de manter a qualidade de produtos e atendimento gastando menos com isso.

 

PABX Físico

O funcionamento é feito com base em uma linha telefônica convencional, contratada através de uma provedora. Geralmente, as contas telefônicas representam uma alta despesa e o controle e o gerenciamento dos ramais é bem difícil.

Exige a instalação de uma central que administra todos os ramais e precisa de uma estrutura complexa, com fios e aparelhos exclusivos, o que igualmente traz um alto custo.

Por último, a manutenção é mais constante e deve ser feita por profissional especializado terceirizado, o que resulta em mais despesa. E muitas vezes, é preciso bloquear o funcionamento durante o período de manutenção, o que traz perda de ligações e prejuízos.

 

PABX em nuvem

Nesse ponto, o PABX em nuvem acaba ganhando quando se compara o valor para instalação, que é zero, já que o que é feito é uma fácil configuração pela internet.

A economia também é maior com as ligações, chegando a representar uma redução de 70% nas ligações internacionais. O valor da conta é sempre o mesmo no final do mês, geralmente bastante convidativo, o que significa um controle sobre essa despesa.

Dispensa grandes estruturas, sendo preciso um computador com acesso à internet e a manutenção é feita em modo remoto, assim como as atualizações e com uma frequência muito menor.

 

Mobilidade

PABX Físico

As ligações só podem ser feitas e recebidas direto da mesa onde o telefone foi instalado, podendo transferir para outro ramal. Quando algum colaborador se ausenta da empresa, é preciso entrar em contato com o celular, o que gera nova despesa.

Uma das reclamações de clientes é a demora da empresa em atender o telefone. Como o colaborador não está próximo ao ramal, muitas ligações e negociações são perdidas, pois muitos clientes desistem.

 

PABX em nuvem

Por ser um sistema compartilhado através da nuvem, as ligações podem ser recebidas e feitas de qualquer dispositivo conectado à internet. Assim, o colaborador pode resolver assuntos corporativos e até pessoais fora da empresa e ainda assim atender ao celular, sem custo adicional.

Essa facilidade é bem interessante para pequenas empresas, que não dispõem de pessoal suficiente para atendimento e podem usar a função Siga-me ou atendimento remoto.

 

Acessibilidade

 

PABX Físico

Por ser uma estrutura complexa e grande, que costuma ser mais caro, o PABX Físico se restringe às grandes empresas, que possuem capital para investir nesse sistema de atendimento, além de pessoal contratado somente para o primeiro atendimento.

 

PABX em nuvem

Exatamente por não precisar de uma estrutura maior, o PABX em nuvem é acessível à todas as empresas, de grande, médio e pequeno porte. A Net2Phone possui planos ideais para cada situação, fale com um especialista e conheça qual o melhor para a sua empresa.

 

Escalabilidade

 

PABX Físico

A inclusão ou exclusão de ramais sempre é algo complicado para quem empresas que usam o PABX Físico. Uma restruturação de todos os cabos deve ser feita, com solicitação da empresa responsável pela instalação, gastos e perda de tempo.

 

PABX em nuvem

A empresa pode ter 1, 100 ou até 1000 ramais, a vantagem ainda está com o PABX em nuvem. A escalabilidade é feita através de uma tela intuitiva, sem a necessidade de um profissional especializado, apenas com alguns cliques e configurações simples.

Funcionalidades

Nesse quesito, o PABX Físico e o PABX em nuvem possuem funções como identificador de chamadas, gerenciamento das ligações, transferência de chamadas, chamadas em espera e realização de chamadas distintas para cada ramal.

No entanto, o PABX em nuvem vai além com funções que auxiliam o gerenciamento das ligações, como:

– gravação de chamadas

– URA personalizada

– Música de espera

– Escritório remoto

– Caixa postal

– Ramais ativos

– Relatórios

– Fila de chamadas

– Caixa postal

– Correio de voz

– Mensagem por e-mail

 

São 40 funções, que tornam o atendimento mais funcional e otimizado.

O resultado final mostrou que o PABX em nuvem traz muito mais vantagens à empresa e está se tornando o principal meio de comunicação em todo o mundo. Transforme hoje mesmo a comunicação da sua empresa.