O que é Telefonia em Nuvem - Net2Phone
Central de Vendas 0800 580 2607

janeiro 28, 2020 O que é Telefonia em Nuvem

O mundo está mudando de forma cada vez mais rápida. O analógico vem dando lugar ao digital e a tecnologia é presente em praticamente todas as ações. É difícil, atualmente, entender qualquer segmento sem o uso de um dispositivo eletrônico e desconectado da internet.

Acompanhando a tendência de novos consumidores, que se renderam à essa transformação digital, onde tudo precisa ser feito de maneira rápida e com qualidade, a telefonia convencional abriu um amplo espaço para a era de ligações feitas através da rede e o telefone fixo está com os dias contados.

 

Em muitas empresas, a telefonia baseada em nuvem já é uma realidade e vem trazendo muitos benefícios em diversos aspectos, especialmente com o crescente acesso à banda larga.

Mas esse conceito de telefonia não é algo tão recente. Antes de saber as muitas vantagens que pode trazer à sua empresa, continue lendo e conheça um pouco sobre como essa tecnologia veio galgando lugar no mundo empresarial.

 

O começo da telefonia baseada em nuvem

Apesar de parecer uma nova opção de telefonia, a telefonia em nuvem surgiu quase junto com a internet. No entanto, como a velocidade da transmissão de dados pela internet ainda era pequena, a qualidade dos serviços também apresentava muitos problemas e obstáculos.

Entre eles, a necessidade de que ambos os usuários estivessem conectados à Internet ou a um softphone. As conversas eram interrompidas a todo instante e a comunicação ficava muito a desejar, o que levou muitos a abandonarem a ideia de uma telefonia digital.

Com o passar do tempo, as melhorias direcionadas para a internet, com destaque para a rapidez com que as informações podem ser passadas de um a outro ponto, o advento da banda larga, do Wi-Fi e do armazenamento em nuvem, a telefonia em nuvem passou a ter uma maior importância para as empresas.

 

O que é o VOIP

VOIP é a abreviação para Voice Over Internet Protocol, ou traduzindo para o português, Voz sobre Protocolo de Internet. Para entender melhor, é a possibilidade de transformar sinais de áudio em dados digitais, que são transmitidos pela internet.

As ligações feitas através da nuvem ou mais especificamente pelo VOIP, podem ser feitas de computador para computador, de computador para um telefone fixo e até mesmo para um celular, que pode se transformar em um ramal.

Essa, relativamente, nova forma de fazer ligações vem se mostrando bastante vantajosa para as empresas, que estão descobrindo as muitas funcionalidades em transformar o sistema PABX convencional em digital e as telefonia fixa em telefonia em nuvem.

 

Quais as vantagens da telefonia em nuvem

Economia

A lista de vantagens para a empresa que mudou para a telefonia em nuvem é bastante extensa, a primeira e principal delas é economia nas contas telefônicas, chegando a uma redução de até 70% do custo total mensal.

As empresas perceberam, que com a telefonia em nuvem, podiam realizar muito mais ligações, tanto locais, à distância, inclusive internacionais, a um preço único e muito menor do que o cobrado pelas empresas de telefonia fixa.

A partir dessa primeira vantagem, muitas empresas passaram a implementar o sistema de telefonia em nuvem como a nova forma de se comunicar com colaboradores, fornecedores e clientes, com um retorno bastante compensador.

Outra vantagem que traz economia para a empresa é a redução do espaço físico e da estrutura necessária para a instalação de um PABX. Através de uma telefonia em nuvem, um enorme centro de ramais, com fios e conexões complexas se transformou em algumas configurações em uma tela intuitiva de computador.

A economia também aparece na facilidade e rapidez em que a manutenção é feita. Um PABX em nuvem, dispensa a presença física de um técnico e a interrupção da linha por um maior espaço de tempo.

 

Mobilidade

Com o uso de uma telefonia em nuvem, é possível fazer e atender ligações de qualquer lugar, somente é preciso ter um dispositivo conectado à internet. Essa facilidade se tornou bem lucrativa para as empresas, que puderam estender seus negócios e ampliar o atendimento.

O vendedor ou colaborador responsável pode atender os clientes e demais contatos a qualquer momento, sem a necessidade de estar na mesa do escritório ou até mesmo fora da empresa. Isso facilita o trabalho em muitos aspectos, possibilitando ao colaborador resolver outras situações sem perder telefonemas.

Do mesmo modo, é possível a transferência de chamadas para outros ramais, incluindo celulares e a realização de conferências, sem a necessidade de gastos com viagens. Essa funcionalidade associa mobilidade com economia.

 

Maior gerenciamento

Quando uma ligação foi feita? Quanto tempo durou? Qual ramal recebeu a chamada? Essas e muitas outras questões relacionadas à chamadas são perfeitamente organizadas em relatórios que podem ser verificados facilmente através de um painel e registro de chamadas, criado automaticamente.

A empresa pode saber em quais horas mais recebe ligações e como esse atendimento foi feito, com o recurso de gravação de ligações e identificador de chamadas.

 

Atendimento personalizado

Com a URA (Unidade de Resposta Audível), o atendimento se torna mais personalizado, recurso disponível para todas as empresas, seja de grande, médio ou pequeno porte.

A gravação é personalizada, com música de espera, fila de chamada, chamadas em espera, recepcionista virtual e várias outras funções que tornam uma ligação comum em um atendimento profissional de qualidade.

 

Escalabilidade

Antes para acrescentar ou reduzir ramais era preciso toda uma enorme estrutura, com novos cabos, novos telefones e uma restruturação no quadro de ramais.

Com a telefonia em nuvem, basta uma rápida configuração no computador para que um novo ramal seja incluído ou tirado do quadro, sem complicações ou alto conhecimento técnico.

A telefonia em nuvem cresce junto com a empresa, tenha ela 1 ou 1000 ramais.

 

Portabilidade

A preocupação de muitas empresas em relação a migrar para uma telefonia em nuvem é precisar trocar o número de telefone convencional para um digital. Continuando a lista de vantagens, a telefonia em nuvem ou VOIP permite a portabilidade do número.

 

Garanta o melhor da telefonia em nuvem

Que a telefonia em nuvem é um ótimo avanço para a telefonia, com muitas vantagens, não é mais novidade e se sua empresa ainda não entrou para esse mundo, a hora é agora.

Para garantir uma telefonia em nuvem de qualidade, é importante firmar uma parceria com quem entende bem de comunicações, tem experiência e está sempre inovando para oferecer soluções inteligentes.

O sistema de telefonia em nuvem da Net2Phone é referência no mercado nacional de telefonia empresarial e traz essas e muitas outras vantagens para a sua empresa.

Entre em contato hoje mesmo com um especialista da Net2Phone e transforme sua linha telefônica em um serviço tecnológico de qualidade.