Conheça os maiores setores que a tecnologia VoIP está revolucionando

março 31, 2019 Conheça os maiores setores que a tecnologia VoIP está revolucionando

Diversos setores do mercado já estão adotando a tecnologia VoIP por causa dos benefícios que ela oferece. Por meio desse tipo de telefonia, é possível receber e fazer chamadas pela internet.

Porém, o VoIP vai além disso. A tecnologia possui muitos outros recursos que podem ser usados por pequenas, médias e grandes empresas. Entenda melhor como isso está revolucionando vários setores!

Hospitais

Os hospitais e clínicas particulares estão se beneficiando muito da tecnologia VoIP. Nesses ambientes, há a possibilidade de se montar uma central de atendimento hospitalar para garantir as informações mais básicas.

As clínicas podem, por exemplo, instalar uma Unidade de Resposta Automática (URA) inteligente. Ao ligar para essa central, o paciente pode ser encaminhado para o serviço que deseja, com bastante rapidez e eficiência.

A partir daí, o VoIP também pode ser interligado a um conjunto de softwares de CRM. Dessa forma, quando o indivíduo ligar, ele logo será identificado com todas as informações referentes aos exames, consultas e agendamentos pelo plano de saúde.

 

Coworkings

Atualmente, inúmeras empresas utilizam escritórios compartilhados, por causa da economia. Além de disponibilizar a infraestrutura física, com mesas e cadeiras, os coworkings oferecem telefonia e internet aos profissionais.

No caso da telefonia, a tecnologia VoIP é a melhor opção. Por não depender de muito espaço e ser mais barato, o VoIP permite que cada empresa ou profissional do escritório tenha o próprio número. Na prática, a exclusividade do número faz com que as empresas demonstrem maior profissionalização para os clientes.

Outro aspecto positivo é que elas podem configurar a funcionalidade “Siga-me” para redirecionar as chamadas. Assim, depois de determinada quantidade de toques, a ligação será transferida para um aparelho celular ou fixo. Como muitas vezes os profissionais que trabalham em coworking fazem home office, elas não perdem o atendimento.

Para os coworkings, esse tipo de telefonia é o ideal, pois não conta com fidelização. Caso alguma companhia saia do espaço, basta cancelar a linha, sem qualquer burocracia. Da mesma forma, é simples solicitar um novo número.

 

Escritório de advocacia

Já faz algum tempo que os profissionais do Direito perceberam que a tecnologia pode ajudá-los no dia a dia. Prova disso, é que os novos processos são digitais, assim como o acompanhamento deles.

Em alguns tribunais, como o TJMG, a tecnologia está sendo utilizada para facilitar a rotina. Nos escritórios, acontece o mesmo.

Uma das possíveis aplicações do sistema VoIP na advocacia, é fazer o IPO (Oferta Pública Inicial) de uma empresa. Se partes da companhia estiverem localizadas em diversas localidades, a comunicação pode ser feita por conferência com a ajuda da internet.

O mesmo pode acontecer se uma aceleradora quiser investir em uma empresa brasileira. Como ela irá precisar do suporte jurídico, os advogados podem fazer esse intermédio, mesmo que a conversa seja à distância.

Conforme os escritórios vão se modernizando, a expectativa é que a telefonia VoIP seja cada vez mais utilizada. Afinal, ela permite fazer ligações locais e internacionais de forma muito mais econômica, incluindo gravá-las sob a responsabilidade do usuário.

Escritório de contabilidade

Para os escritórios de contabilidade, a tecnologia VoIP também é uma excelente aliada. A principal vantagem para esse nicho é, sem dúvida, a economia. Sempre atentos aos gastos, os contadores logo percebem o quanto é econômico trocar a telefonia convencional pela que usa a internet.

Além disso, a tecnologia VoIP permite que os contadores tenham fácil acesso a todos os registros de ligações, incluindo relatórios e até gravações — se eles desejarem. Essas ferramentas ajudam a otimizar o dia a dia desses profissionais que lidam com informações o tempo inteiro e desejam oferecer um ótimo atendimento.

No caso de escritórios maiores, é possível também manter uma central telefônica direcionando os clientes de acordo com as necessidades. Por exemplo: para o ramal 1 são direcionadas as pessoas que vão declarar o Imposto de Renda, para o ramal 2 são direcionadas as empresas que querem atualizar dados e assim por diante.

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