Como o sistema PABX na nuvem pode ajudar a reduzir custos - Net2Phone
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maio 3, 2019 Como o sistema PABX na nuvem pode ajudar a reduzir custos

O sistema PABX na nuvem é mais moderno e traz grande economia para as empresas. Essa é a opção ideal para os pequenos negócios que ainda não se estruturaram, assim como para grandes companhias que desejam um custo-benefício maior.

Ao conhecer melhor como esse tipo de comunicação funciona, você entenderá por que ela ajuda a economizar. Além disso, será possível analisar outras importantes vantagens. Confira!

Dispensa muitos equipamentos

Antigamente, as empresas que queriam manter a comunicação interna só tinham à disposição o PABX analógico. Na prática, consistia em uma central telefônica, responsável por direcionar as ligações para os ramais dos telefones.

Cada ramal, portanto, correspondia a um aparelho telefônico. Em companhias grandes, esse tipo de situação gerava altos custos, pois era necessário comprar os equipamentos e mantê-los. Se era necessário ter 30 ramais, era preciso ter 30 aparelhos.

Com o PABX na nuvem, essa realidade é bastante diferente. O único investimento, nesse caso, é com o telefone IP e com a internet — que a maior parte dos negócios já possui. Por sua vez, o PABX convencional demanda telefones, cabos, instalação, salas dedicadas para os equipamentos, além da manutenção.

Manutenção

No sistema PABX na nuvem, a manutenção é realizada pelo próprio prestador de serviço. Então, a empresa não precisa mais parar as atividades e gastar para pagar alguém externo que faça a revisão da telefonia.

Por se tratar de um serviço mais tecnológico, a manutenção, muitas vezes, consiste na atualização do sistema, o que gera benefícios para todos que o usam. Assim, a companhia tem a segurança de estar trabalhando com o que há de melhor no mercado.

Sabe quando o celular faz uma atualização automática que ajuda a navegar mais rapidamente? No PABX em nuvem acontece da mesma maneira. A manutenção serve para otimizar as funcionalidades e não atrapalha a rotina.

Cabe destacar ainda que, se for necessário consertar um ramal específico, não haverá problemas. É possível fazer a atualização de uma extensão telefônica, sem prejudicar todo o atendimento da empresa.

Ligações econômicas

No sistema analógico, a voz e os dados são duas redes diferentes. São necessárias duas operadoras para fazer o transporte da ligação, o que faz com que o custo seja maior.

Na telefonia VOIP, a voz é convertida em dados e distribuída de maneira digital pela internet. Chegando ao destino, os dados voltam a ser voz, sendo entregues à operadora local. Como esse caminho envolve apenas uma operadora, as ligações são muito mais baratas.

No caso dos ramais de uma mesma empresa, eles podem ser gratuitos. Por exemplo: se a empresa tem um escritório em São Paulo e outro no Rio de Janeiro, a comunicação entre as duas unidades pode ser feita sem custo. Para as chamadas internacionais, os gastos também são consideravelmente menores.

Escalabilidade facilitada

Apesar do aumento da empresa ser um desejo de todos os empreendedores, quando ele acontece pode gerar custos. Pode ser necessário comprar mais cadeiras, mesas e materiais para o novo colaborador.

Quem utiliza PABX na nuvem, não precisa adquirir um novo aparelho, nem aumentar a infraestrutura. A facilidade de aumentar a rede de comunicação é uma das grandes vantagens desse sistema.

O próprio gestor pode acrescentar ou retirar ramais pela plataforma. Fácil, rápido e sem custos adicionais com instalação e profissionais.

Recursos gratuitos

O PABX na nuvem não é um simples sistema de transferência de chamadas. Ele possui muitos outros recursos que estão inclusos no plano e que você pode usar à vontade. É possível, por exemplo, gravar as chamadas para depois ouvi-las e saber como os atendimentos estão sendo feitos.

Também é interessante criar URA (Unidade de Resposta Automática), ou seja, um menu de opções para o cliente. Dessa forma, o público pode ser facilmente direcionado para o setor que precisa. Por exemplo: a pessoa pode discar 1 para falar sobre compras efetuadas e assim por diante.

A URA já é bastante utilizada por diversas empresas e garante um atendimento mais eficiente. Além disso, é um serviço que não é cobrada à parte, o que permite profissionalizar a comunicação empresarial sem custos adicionais.
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