Como melhorar a comunicação corporativa com SIP e VoIP - Net2Phone

março 13, 2019 Como melhorar a comunicação corporativa com SIP e VoIP

As siglas SIP e VoIP, desconhecidas para muitas pessoas, estão ganhando cada vez mais importância na comunicação corporativa. Isso porque, independentemente do tamanho da empresa, os modelos tradicionais de ligação estão ficando caros e antiquados.

 

Nesse sentido, podemos pontuar a importância das Redes Convergentes, ou seja, aquelas capazes de unir em apenas uma plataforma dados, vídeo e voz, de forma prática e facilitada. Mas o que é isso e como todo esse processo se tornou uma realidade?

Avanços na tecnologia e novos tipos de comunicação

O mercado das telecomunicações cresceu e avançou muito ao longo dos anos. E um dos marcos nessa trajetória foi a criação e a evolução da internet, fenômeno que permite uma comunicação mais fácil e barata.

 

Dentro desse cenário surge a tecnologia VoIP (Voice over IP), um meio de se comunicar com outras pessoas por meio da internet. Apesar disso, ainda existe uma grande desconfiança sobre esse serviço, já que muitos acreditam que a rede digital pode não ser tão positiva.

 

Por isso, vamos explicar melhor sobre o assunto e pontuar todas as vantagens que esse “tipo de comunicação” pode oferecer, tanto para pessoas como para empresas.

VoIP: o que é?

Mas afinal, o que é VoIP? Esse serviço de telefonia é uma alternativa aos modelos tradicionais, realizados por meio das operadoras e torres de comunicação.

 

Por meio de protocolos, o VoIP oferece a estrutura para que empresas e pessoas físicas se comuniquem de uma forma simples e direta. Além disso, o usuário pode usufruir de diversos benefícios que proporcionam desde a integração entre diversos funcionários até uma ligação segura e criptografada.

 

Mas o que é SIP?

O protocolo SIP é justamente a solução mais utilizada dentro da tecnologia VoIP. Ou seja, o SIP é, de maneira simplificada, o que faz, na prática, essa comunicação pela internet funcionar.

 

Sintetizando, o SIP é o “idioma” que trafega no VoIP com maior eficiência e garantia. Essa é a melhor escolha por diversos fatores, como a flexibilidade, a possibilidade de abranger toda uma comunidade e também de oferecer um serviço facilitado.

Outros protocolos e o SIP

O principal concorrente do SIP é o H323, um serviço extremamente defasado e que está anos-luz atrás, tanto em tecnologia como em outras características importantes durante uma ligação.

 

Uma das principais qualidades do SIP é ele ser um protocolo aberto. Isso significa que, diferente de outros recursos, esse é amplo e possibilita comunicações internas e externas. Além disso, por ser muito utilizado, o SIP possui um suporte técnico mais facilitado e próximo dos clientes.

Facilidades em utilizar o VoIP e SIP

Apesar de serem vantajosos, ainda existem muitas dúvidas acerca do VoIP e SIP, que fazem diversas pessoas pensarem duas vezes. Afinal, a incerteza é muito grande quando se trata de trocar o serviço de telefonia, tanto em uma casa, como, principalmente, em uma empresa.

 

Apesar disso, a tendência é que no mundo corporativo essa realidade se torne cada vez mais frequente. Quando comparado com os modelos tradicionais, o VoIP oferece vantagens muito interessantes. Veja algumas:

O VoIP possui um valor reduzido

Muitos brasileiros se queixam das altas tarifas e do serviço ineficiente proporcionado pelas operadoras de telefonia no Brasil. Realmente, os preços não são nada atraentes e muitas vezes nem mesmo o mínimo é oferecido aos usuários. E todo esse quadro se torna ainda mais prejudicial para empresas que precisam de uma comunicação rápida e assertiva.

 

O VoIP, nesse sentido, pode ser a solução. Com chamadas realizadas por meio da internet, os custos são reduzidos de forma significativa. Além disso, por meio do sistema de ramais, é possível viabilizar ligações gratuitas e de forma simplificada.

Integração dentro de uma empresa

Ter que sair de uma mesa e cruzar um prédio para conseguir uma informação é realmente prejudicial para o funcionamento de uma empresa. Sendo assim, a comunicação por telefone é a solução mais óbvia e adequada.

 

Porém, as operadoras tradicionais oferecem um serviço limitado e que, de acordo com o número de ligações, pode se tornar extremamente caro para o empresário.

 

Nesse sentido, o VoIP pode ser a melhor escolha. Além de oferecer um sistema de ramais gratuito e pela internet, é possível integrar a empresa e otimizar, tanto o tempo como os lucros do local.

Configurações simples e outras vantagens

Apesar de tecnológicos, o VoIP e a tecnologia SIP são acessíveis para qualquer um. O sistema é de fácil instalação e, com uma internet de 100kbps já é possível realizar uma ligação por meio da internet.

 

Além disso, o cliente pode desfrutar de uma série de benefícios, como identificador de chamadas, desvio de chamadas, chamadas em espera e até a gravação dessas ligações. Todo esse gerenciamento é realizado por um painel administrativo e pelo portal de usuário, que é simples e ao alcance de qualquer um.

 

Quer saber ainda mais sobre SIP E VoIP? Entre em contato com a IDT Brasil, conheça a empresa e todos os benefícios que você pode alcançar utilizando os nossos serviços!