Ainda vale a pena ter um PABX tradicional? - Net2Phone

março 25, 2019 Ainda vale a pena ter um PABX tradicional?

A resposta é não para a maioria dos casos. Ter um PABX tradicional não vale a pena, pois já existe uma alternativa muito melhor. Trata-se do PABX na nuvem, uma solução tecnológica que não demanda espaço físico, mas somente a internet para operar.

 

Além de cumprir com as funcionalidades de um PABX tradicional, o sistema na nuvem possui inúmeras funcionalidades que facilitam as empresas em seu dia a dia. Confira o nosso comparativo desses dois tipos de PABX e escolha o melhor para o seu negócio!

Custos

Ao usar um PABX tradicional a empresa deverá se preocupar com sua infraestrutura de telefonia, com cabeamentos internos, instalação de equipamentos, energia para os equipamentos, aterramentos, etc.É necessário comprar ou locar os equipamentos. Isso envolve também o licenciamento e a implementação, dois fatores que precisam ser pagos à parte.

 

Por sua vez, o PABX na nuvem, oferece a flexibilidade necessária para adequações de tamanho de sua empresa, evitando toda a instalação da telefonia.

Contratando um plano adequado, personalizado, dimensionado de acordo com suas necessidades. A economia anual, por isso, costuma ser bastante interessante.

 

No caso do PABX na nuvem, a instalação de um aparelho IP pode ser feita pelo próprio usuário, de maneira bastante simples. também se pode utilizar um softphone — software para computador e celular — e inserir a conta do ramal da operadora para começar a usar essa telefonia.

Escalabilidade

Se uma empresa aumenta ou diminui o quadro de colaboradores e deseja alterar a quantidade de ramais, ela pode ter dificuldades se usar o PABX tradicional. Já, ao utilizar a solução nuvem, isso ocorre de maneira muito mais simples.

 

No PABX da IDT, as empresas podem facilmente adicionar:

 

  • ramais;
  • números de telefone;
  • filas de espera;
  • desvios de chamadas;
  • funções nos ramais;
  • atendimentos automáticos,
  • muito mais.

Funcionalidades

No sistema PABX tradicional, as funcionalidades são limitadas ao equipamento contratado. Caso a empresa deseje um novo recurso, será necessário contratá-lo separadamente, o que irá gerar um novo custo.

 

No PABX em nuvem, isso é muito diferente. Essa tecnologia já possui diversos recursos que sempre estão atualizados. Nesse sentido, o serviço telefônico oferecido pela IDT Brasil é inteligente. Confira as principais facilidades que disponibilizamos para a sua empresa:

 

  • recepcionista virtual;
  • espera de chamadas;
  • Siga-me e desvios;
  • gravação de chamadas;
  • música de espera e sons personalizados;
  • conferência;
  • relatórios,
  • muito mais.

 

Por meio da recepcionista virtual, por exemplo, o cliente recebe orientações para encaminhar a chamada de acordo com a necessidade. Essa é aquela mensagem que muitas empresas usam, como “digite o ramal desejado ou espere até ser atendido”.

 

O PABX permite ainda configurar uma música para tocar, enquanto o cliente aguarda ser atendido. Esse som pode ser específico para cada público. Dessa forma, quem digitou o ramal 1 pode ouvir uma música ou mensagem diferente de quem clicou em 5.

 

Outro recurso bastante interessante é o Siga-me. Por meio dele, você pode atender às ligações como se estivesse na empresa. Para isso, é preciso configurar um aparelho para qual a ligação será direcionada — pode ser o fixo ou o celular. Assim, você consegue sempre estar presente, sem precisar compartilhar um número particular.

 

Uma excelente alternativa para o siga-me é a utilização de APP (softphone) em um telefone móvel. Neste caso, cada chamada de entrada para o ramal vai tocar tanto no ramal como no telefone móvel, permitindo atender a chamada em qualquer dos aparelhos.

 

Além disso, é possível desviar as ligações para outro ramal, caso a chamada não seja atendida. Isso evita, por exemplo, que a empresa perca um contato importante, porque alguém saiu da mesa.

Configurações

Boa parte dessas funcionalidades podem ser acionadas pelo próprio usuário no sistema. No caso do PABX tradicional, isso não acontece de forma tão simples, sendo preciso, muitas vezes, a contratação de um serviço terceirizado.

 

Portanto, na utilização de equipamento em nuvem (telefonia VoIP), a empresa tem muito mais autonomia para organizar a própria comunicação. A plataforma dessa telefonia é de fácil acesso e bastante intuitiva, o que permite que todos os profissionais possam usar.

Produtividade

Por ter diversos recursos, o PABX na nuvem sai na frente quando o assunto é produtividade. Esse sistema permite monitorar de perto as ligações feitas pela equipe, inclusive gravando-as quando necessário. Mas cabe lembrar que, no caso da gravação de chamadas, a responsabilidade pelo uso é da empresa que contrata  o serviço.

 

A partir disso e dos relatórios gerados, é possível traçar as melhores estratégias para melhorar os atendimentos. Assim, a empresa será melhor vista pelo público e, consequentemente, conseguirá-la fidelizá-lo.

Conclusão

Com tantos recursos disponíveis no PABX em nuvem, o tradicional tem perdido espaço.

As empresas que já descobriram o PABX em nuvem estão se beneficiando desta nova tecnologia.

 

Agora que você já sabe que o PABX tradicional está perdendo força, que tal testar esse novo tipo de telefonia? Conheça o que a IDT Brasil tem para você!