7 vantagens de usar o sistema PABX na nuvem - Net2Phone

março 11, 2019 7 vantagens de usar o sistema PABX na nuvem

Embora hoje em dia seja bastante intuitivo utilizar ramais para se comunicar dentro de uma empresa, nem sempre foi assim. Houve um tempo em que as pessoas dependiam de centrais telefônicas externas. Isso mudou com a criação do sistema PABX e melhorou ainda mais com a chegada do PABX na nuvem.

 

Para as empresas que possuem mais de duas linhas de telefone fixo ou móvel, é importante contar com um sistema de troca automática de ramais. São inúmeras as vantagens para os empreendedores.

1- Otimização do sistema e da comunicação

Ao adotar o PABX na nuvem para toda a empresa, o empreendedor garante que todos os ramais fiquem unificados. Em função disso, nenhum colaborador precisará trocar de número de telefone.

 

Além disso, essa tecnologia é simples de ser aprendida, o que garante que todos os profissionais se adequem rapidamente a ela. Há duas maneiras principais de utilizar o PABX:

 

  • ligações externas: o usuário precisa usar uma tecla específica (costuma ser o zero). Ao fazer isso, ele estará se conectando à linha central telefônica da empresa e poderá ligar para o número que quiser,
  • ligações internas: para ligar para outro setor é ainda mais fácil, basta discar os números do ramal desejado. Essa ligação interna não tem qualquer custo.

2- Menos custos

Como já dito, as ligações entre os setores são gratuitas. Na prática, isso evita custos e permite que todas as equipes possam se comunicar livremente.

 

Outro aspecto que faz com que os custos do PABX na nuvem sejam baixos é por se tratar de uma tecnologia que necessita de pouca manutenção. Esses fatores fazem com que a telefonia não se torne um recurso caro para o empreendedor, garantindo assim a saúde do orçamento financeiro, principalmente a médio e longo prazo.

 

3- Mais disponibilidade

Ao utilizar o sistema de PABX, a empresa está integrando os ramais em apenas uma rede centralizada. Caso ocorra algum problema com a telefonia ou um ramal, isso poderá ser rapidamente identificado e consertado.

 

Essa agilidade na manutenção evita que o sistema fique instável ou indisponível, o que geraria problemas para a comunicação corporativa. Também é importante destacar que o PABX permite remover ou adicionar ramais ligados ao sistema. Então, em uma situação de reparo, as demais linhas não são afetadas.

 

4- Maior produtividade

Por permitir que os profissionais acessem o sistema de qualquer localidade e façam as ligações, o PABX na nuvem garante maior produtividade para a empresa. Independentemente do setor, os usuários podem executar as atividades com muito mais praticidade.

 

Nos dias de hoje, mais do que nunca, tempo é dinheiro. Desse modo, quanto mais os assuntos forem discutidos por telefone, melhor será para a empresa. Além de economizar recursos com a mobilidade dos colaboradores, ela também irá contar com uma equipe mais produtiva.

 

5- Continuidade de serviços

Para as empresas que atuam diretamente com telefonia, como hospitais, escritórios de advocacia e bancos, é imprescindível contar com uma infraestrutura altamente segura. Nesse sentido, a melhor opção é o PABX na nuvem.

 

Esse sistema permite contingenciamento total do servidor e a repetição de partes críticas para fonte de alimentação. Isso ajuda a garantir a continuidade dos serviços, até mesmo quando há falhas no sistema ou sobrecarga de ligações.

 

6- Qualidade de áudio

Atualmente, existem muitas opções para fazer ligações, porém, poucas têm tanta qualidade como o PABX na nuvem. A grande vantagem com relação ao sucessor, o PABX analógico, é que o digital tem uma qualidade superior de áudio, com excelente volume e sem ruídos.

 

Por meio do PABX na nuvem, os profissionais não precisam mais se esforçar para ouvir o que a outra pessoa tem a dizer. As linhas são silenciosas e permitem a perfeita comunicação entre quem quer que seja.

 

7- Menos burocracia

O sistema PABX na nuvem possui algumas funcionalidades que garantem menos burocracia para o dia a dia das empresas. Ele conta, por exemplo, com distribuição automática de chamadas, secretária eletrônica, possibilidade de acompanhar as ligações e mobilidade.

 

Essas funções costumam ser bastante burocráticas na telefone convencional, o que torna o serviço mais caro também.

Conclusão

Assim como outras áreas, a da telefonia melhorou bastante nos últimos anos. Prova disso é o próprio PABX, que surgiu para substituir um complexo sistema para distribuir as ligações.

 

O PABX na nuvem possui inúmeras vantagens para otimizar a rotina das empresas e integrar os setores. Sabia que você pode até economizar com telefone na nuvem? Conte com a IDT para melhorar a comunicação de toda a sua equipe!